O que fazer?

Há alguns dias fomos surpreendidos com a chegada da COVID-19 (coronavírus) ao Brasil, o que fez com que tivéssemos que repensar toda a forma de administrar nossas atividades nesse momento de crise, de forma a minimizar transtornos e prezar pela saúde dos nossos colaboradores e associados.

Trata-se de uma pandemia e os protocolos da Organização Mundial da Saúde – OMS, assim como as orientações das áreas de saúde, são universais e estão sendo divulgados maciçamente pela mídia, devendo ser adotados por todos. Por outro lado, temos questões nacionais sendo orientadas pelo Ministério da Saúde, questões regionais com os estados e municípios tomando suas posições por intermédio de decretos e portarias locais.

Cabe à FENACLUBES e aos Clubes seguirem as normas e determinações dos órgãos de saúde e dos governos Federal, Estadual e Municipal quanto à forma de agir frente ao coronavírus, até porque qualquer orientação de nossa parte poderia contrapor decisões de diferentes órgãos públicos.

Contamos, no entanto, com o bom senso e a sabedoria dos dirigentes para que, nesse momento de tamanha dificuldade vivenciada por todos nós, ajam de forma a evitar a transmissão comunitária do vírus em suas dependências, resguardando a saúde de toda a sociedade. Lembramos que cada Clube tem sua autonomia própria para interpretar as orientações das áreas de saúde, cabendo a cada um tomar suas decisões quanto às ações que devem ser estabelecidas para combater a transmissão do coronavírus.

Clubes de diversos estados já estão fazendo sua parte, da forma que julgam ser o melhor para seus dirigentes, colaboradores, associados, visitantes e a comunidade ao seu redor, tais como o cancelamento de seus eventos sociais, esportivos e atividades que possam causar aglomeração, tendo, inclusive, aqueles que optaram pelo fechamento total de suas sedes.

Informamos que as atividades na sede da FENACLUBES não sofreram nenhuma alteração.

Agradecemos a atenção e o apoio de todos os Clubes brasileiros.

Arialdo Boscolo – Presidente