Membros do Conselho de Representantes da FENACLUBES reunidos em 25/09/2025 para deliberação sobre a alteração e consolidação do Estatuto Social

 

O Conselho de Representantes da FENACLUBES – constituído pelos presidentes de Sindicatos das 5 (cinco) regiões do País, realizou reunião extraordinária no dia 25 de setembro de 2025, ocasião em que foi aprovada a alteração e consolidação do Estatuto Social da entidade.

Entre as principais atualizações, destaca-se a regulamentação do Conselho Interclubes – CI, prevista nos artigos 65 e 66 do novo texto estatutário, que reforça a estrutura participativa e o fortalecimento da representação dos Clubes esportivos formadores em âmbito nacional.

Artigos 65 e 66 do Estatuto Social da FENACLUBES

“Art. 65. O Conselho Interclubes – CI é um órgão estratégico da FENACLUBES, responsável pela discussão e solução de temas relevantes para o segmento, bem como pelo desenvolvimento de ações de capacitação, formação e treinamento de gestores de clubes esportivos formadores de atletas.

1º. São membros do CI os clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC nas categorias Filiado Pleno e Primário, e nas categorias Vinculado Pleno e Primário desde que sejam reconhecidos como Clubes TOP 100 – Placa Ouro da FENACLUBES;
2º. Os Clubes integrantes do Conselho Interclubes – CI terão suas adesões aprovadas e registradas nas atas das reuniões da Diretoria Executiva e terão direito de participação anual no Congresso Brasileiro de Clubes e no Fórum de Presidentes de Clubes do Conselho Interclubes – CI mediante a adimplência no pagamento das 12 (doze) contribuições administrativas mensais antecedentes à realização dos eventos;
3º. A Diretoria da FENACLUBES aprovará o Regulamento de Funcionamento e Organização do CI.

Art. 66. Os Clubes integrados ao CBC nas categorias Vinculado Pleno e Primário terão direito à participação no Congresso Brasileiro de Clubes, desde que optem pelo pagamento da Contribuição Administrativa e efetuem o recolhimento de 12 (doze) contribuições mensais antecedentes à realização do evento”

Acesse o Regulamento do Conselho Interclubes – CI

Durante a reunião, o presidente da Diretoria Executiva da FENACLUBES, Arialdo Boscolo, apresentou o valor da Contribuição Administrativa mensal para 2026, que será cobrada em uma única faixa de R$ 1.844,00 (um mil, oitocentos e quarenta e quatro reais).
Ficou definido, ainda, que terão direito a participar do Congresso Brasileiro de Clubes os Clubes integrados ao CBC que optarem pelo pagamento da Contribuição Administrativa da FENACLUBES e efetuarem o recolhimento de 12 (doze) contribuições mensais antecedentes à realização do evento.

Com essa deliberação, a FENACLUBES reafirma seu compromisso com a transparência, a representatividade e o fortalecimento da governança institucional, consolidando o papel dos Clubes esportivos como protagonistas do movimento clubístico nacional.