O presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, Arialdo Boscolo, escreveu um belo depoimento para o Anuário Sou do Esporte sobre a importância dos Clubes no Esporte nacional.

A edição deste ano tem como tema “Transformando o Brasil em uma nação esportiva, uma ação que historicamente é ligada ao nosso segmento, basta lembrar que mais de 80% dos atletas brasileiros que participaram dos últimos Jogos Olímpicos eram oriundos de Clubes!

A Sou do Esporte é uma associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover ações para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Confira abaixo, na íntegra, o depoimento do presidente da FENACLUBES para o anuário:

 

A força e a importância dos Clubes para o Brasil

 

O Brasil é um país plural, de tamanho continental e que congrega em si uma incrível diversidade cultural, étnica e social que tem sua origem na miscigenação da formação de seu povo.

O reflexo disso está na variedade de sotaques, comportamentos e nos costumes e tradições de cada região do país. Existem inúmeros elementos que fazem parte da representação de um povo, tais como idioma, folclore e manifestações culturais entre outros.

Os Clubes, por serem grandes espaços de convívio e de socialização, assumem o papel de destaque como fomentadores dos costumes locais, ajudando a contar histórias e entender a identidade de um povo. Neles os associados que pertencem a um determinado grupo conseguem se identificar com essas características comuns e, a partir disso, construir as suas próprias identidades.

Seja através de festas folclóricas, apresentações musicais ou de dança, restaurantes de culinária típica regional ou manifestações culturais, sociais e esportivas, o Clube se transforma em um local de valorização e reconhecimento das próprias raízes.

É fundamental valorizar sua própria história para reconhecer e assumir uma postura respeitosa diante das diferenças – algo tão em falta num país altamente polarizado como está o Brasil atualmente!

A importância dos Clubes para a formação da sociedade também é destacada pela longevidade de muitas destas entidades. Alguns dos mais de 11 mil Clubes existentes no Brasil são oriundos do tempo do Império, resistiram bravamente às mais diferentes adversidades e chegaram aos dias atuais ainda mais fortes.

Hoje existem no Brasil 287 Clubes ativos que completaram ou ultrapassaram os 100 anos. A título de comparação, e destacando a importância do segmento, existem mais Clubes do que empresas centenárias em nosso país.

Mas escrever a história é um exercício diário, e nos Clubes isso não é diferente! Cada capítulo é redigido pelas mãos dos associados e dos gestores, que através de sua capacidade e competência conseguem manter este “barco no rumo”, mesmo diante das mais assustadoras tempestades!

Cabe à Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES o papel de orientação, funcionando como porto seguro nos momentos de necessidade e como bússola no momento de indicar a melhor rota a seguir.

Em atribuição determinada por lei, a FENACLUBES promove a capacitação, formação e treinamento de gestores dos Clubes Sociais, para que adquiram ainda mais ferramentas para melhorar suas ações e decisões necessárias na administração diária das instituições!

Para atingir estes objetivos, promove a Semana Nacional dos Clubes, cujo período de realização coincide com a comemoração de 9 de novembro – instituído pela Lei nº 12.333/10 como “Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais”. Ela congrega a realização sequenciada de dois eventos:

  1. O Seminário Nacional de Formação Esportiva – com foco na capacitação, formação e treinamento dos gestores, de participação fundamental e obrigatória para os profissionais dos Clubes, principalmente dos que recebem recurso para a formação de atletas ou que participam dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBIs.
  2. O Congresso Brasileiro de Clubes – maior e mais importante evento de valorização dos Clubes e de seus gestores, cuja programação conta com a homenagem aos Clubes TOP 100, a entrega do Prêmio Clube Formador, do Prêmio FENACLUBES “O Oscar do segmento clubístico”, do Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes e do Concurso Nacional de Fotografia de Clubes, além de palestras técnicas, motivacionais e atrações culturais renomadas nacionalmente.

Estes eventos abrangem os três principais pilares nos quais a FENACLUBES pauta sua atuação: o Cultural, o Esportivo e o Social – todos intrinsecamente ligados aos Clubes e à diversidade característica do povo brasileiro.

Além de promover estes eventos, a FENACLUBES é a entidade de representação nacional dos Clubes, lutando junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional por leis e medidas em prol do segmento e com  participação decisiva na discussão de projetos em audiências públicas e em proposições de emendas que culminaram na elaboração de Leis que impactam positivamente nos Clubes, em especial no Esporte, tais como a Nova Lei Pelé, que incluiu o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC no Sistema Nacional do Esporte – SNE e repassou recursos para a formação de atletas (Lei nº 12.395/11) e a revogação da MP841/18 por meio da MP846/18, posteriormente sancionada na Lei nº 13.756/18, que restituiu os recursos para formação de atletas nos Clubes.

Desta forma a FENACLUBES permeia os belos capítulos já escritos pelos Clubes e traz luz para que o caminho em direção ao futuro seja mais seguro e repleto de sucessos!