O Presidente da Confederação Nacional de Clubes – FENACLUBES, Arialdo Boscolo, esteve presente na 42ª reunião do Conselho Nacional do Esporte – CNE, ocorrido no último dia 02 de fevereiro. O encontro foi na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, e tratou de diferentes temas, com destaque para o balanço de dez anos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) e para o relatório de atividades do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Também participaram da reunião o Ministro do Esporte, Leonardo Picciani; a nova diretora do Departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte (DIFE), Karla Cândido; e o Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem – TJDA, Luciano Hostins.

De acordo com o relatório de gestão de 2017, desde o início da sua vigência, em 2007, até o ano passado, a Lei de Incentivo ao Esporte já destinou R$ 2 bilhões para projetos esportivos. O relatório de gestão revelou ainda um crescimento de 10% dos projetos direcionados ao esporte educacional. No período, houve redução na quantidade de projetos que eram rejeitados sem análise de mérito, ou seja, no início do processo de aprovação dentro do Ministério do Esporte. Por sua vez, o TJDA apresentou o relatório de seus últimos meses de trabalho, bem como sua relação com instituições como a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD.

O Conselho Nacional do Esporte é um colegiado de assessoria ao Ministro do Esporte no desenvolvimento de políticas em prol do desporto nacional, representando um passo a mais na criação de novas perspectivas para o futuro do esporte no país.