A diretoria do CBC e a presidência da FENACLUBES reuniram, na manhã de ontem, representantes do Comitê Olímpico do Brasil – COB, Comitê Olímpico Brasileiro – CPB, Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU e Movimento Atletas pelo Brasil para traçar estratégias e definir um plano de ação alinhado ao combate à Medida Provisória nº 841/2018, que afeta diretamente os recursos para formação de atletas olímpicos e paralímpicos.

No encontro, também estavam grandes nomes do esporte, como o Superintendente de Relações Institucionais do CBC, Lars Grael; a integrante da Comissão de Seleção do CBC, Ana Moser; e o Diretor Executivo de Esportes Olímpicos do Fluminense Football Club (clube integrado ao CBC), Emanuel Rego.

Todos os representantes participaram, no período da noite, de audiência no Palácio do Planalto com o Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. Solicitada por Arialdo Boscolo e articulada pelo Deputado Leonardo Picciani, ex-ministro do Esporte, a reunião teve como tema os efeitos negativos da Medida Provisória nº 841/2018 sobre a formação de atletas olímpicos e paralímpicos no Brasil. O Ministro Marun reconheceu a necessidade de se reavaliar toda a Medida, mas não definiu um prazo ou a forma como isto será conduzido.

A reunião também contou com as presenças do Presidente da Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados, Alexandre Valle e dos Deputados Federais, Pauderney Avelino e Arnaldo Jordy.

“Este é um passo importante para o trabalho que já estamos realizando desde a semana passada”, comentou o presidente do CBC, Jair Alfredo Pereira. Na última semana, todos os efeitos negativos da MP 841 foram apresentados em audiência junto ao Presidente do Senado, Eunício Oliveira.

“Todas as entidades do segmento esportivo estão reunidas e continuam seu trabalho de reverter, junto ao poder executivo e legislativo, os danos causados por esta nova MP. Seguimos esperançosos, mas sabemos que a situação só voltará ao normal quando forem revogados todos os artigos que prejudicam diretamente a formação dos atletas brasileiros”, acrescentou o Presidente do Conselho Consultivo do CBC e da FENACLUBES, Arialdo Boscolo.

Nesta quarta-feira (20), a mesma comissão das entidades terá uma nova audiência, desta vez, com o Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, às 15h.