Recentemente, nos vimos às voltas com uma situação inusitada para o segmento clubístico: a Medida Provisória 841/2018, que nos obrigou a suspender temporariamente a realização de competições dos Campeonatos Brasileiros Interclubes e de repasses de parcelas de recursos das parcerias entre clubes e o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC comprometendo o desenvolvimento do Programa de Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos. Esta mesma MP também afeta o Plano Plurianual da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES em suas ações sociais, culturais, esportivas e de lazer.

Por outro lado, esta MP trouxe à tona uma demonstração de união: clubes e atletas de peso se posicionaram contra, engrossando a campanha #LutoPeloEsporte encabeçada pelo CBC. Nossa voz ecoou tão alta nas redes sociais e mídia (por meio de Notas de Repúdio assinada por 54 clubes e outra com o apoio de entidades como COB, CPB, CBDE e CBDU, entre outras) que chegou com força total ao Congresso Nacional, onde atuamos em várias frentes para reverter os efeitos da Medida com apoio, inclusive, dos presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Por conta disso, o Governo já se comprometeu a rever a MP 841 e está disposto a receber alternativas que garantam a continuidade dos trabalhos destas duas entidades nos trilhos.

Isso remete ao significado da palavra “crise” em chinês, que pode tanto ter a conotação de “crise”, como também “oportunidade”. Para o CBC e a FENACLUBES, que estiveram à frente desta movimentação em defesa do Esporte, este é o momento da oportunidade para o segmento clubístico se fortalecer como protagonista na formação de atletas. Nunca se viu tamanha mobilização no Esporte. Realmente, a união fez toda a diferença!

Continuaremos lutando e pressionando pela continuidade da formação de atletas no Brasil, contando novamente com sua ajuda para darmos mais um passo, desta vez em direção à votação que reverterá a MP 841.

É hora de reunir presidentes, gestores dos clubes, atletas e pais de atletas para que a voz do segmento seja ouvida por cada parlamentar que representa sua região, garantindo seu voto contrário à MP 841.

Para isso, é preciso que seu clube envie ofício a cada deputado e senador de seu estado para que tenham conhecimento do que a MP está causando ao Esporte de base e à formação de atletas. Precisamos conscientizá-los sobre o impacto danoso da aprovação da MP.

Abaixo estão os links para consulta do contato dos parlamentares de seu estado:

http://www.camara.leg.br/deputados/pesquisa

https://www.senado.leg.br/web/senadores/em-exercicio

O CBC e a FENACLUBES já têm atuado junto a muitos parlamentares, mas nada pode ser mais efetivo do que os clubes de cada estado mobilizando os seus representantes no Congresso Nacional.

O seu engajamento nessa luta é fundamental! Estamos fazendo nossa parte na representação do segmento clubístico, mas a pressão da sociedade irá potencializar o movimento contra a MP 841!

Já demos um importante passo sensibilizando o Governo sobre a interrupção do trabalho de formação de atletas nos clubes e demais consequências em todo o Esporte, e agora é com vocês!