A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2845/23, que estabelece uma gratificação para treinadores de atletas contemplados pelo Programa Bolsa-Atleta. O valor da gratificação será equivalente ao benefício recebido pelos esportistas. Além disso, o valor poderá ser aumentado caso o profissional atenda mais de um atleta individual beneficiado, tenha treinado equipes ou atletas que conquistaram as três primeiras colocações em competições oficiais ou tenha atuado como treinador formador nas categorias de base.

O relator da proposta, deputado Luiz Lima (Novo-RJ), destacou a importância dos técnicos para o desempenho máximo dos atletas e melhores resultados. O autor do projeto, deputado Marco Brasil (PP-PR), ressaltou que, embora o papel do técnico seja reconhecido em diversos países, no Brasil ainda não existe uma política federal que incentive seus esforços.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

A FENACLUBES continua atuante e atenta a todas as matérias que influenciam, direta ou indiretamente, o segmento clubístico.