A 1ª Semana Nacional dos Clubes teve avaliação próxima de 100% (entre Excelente/Ótimo e Muito bom/Bom) na média das pesquisas respondidas pelos participantes!

Vale lembrar que a Semana foi composta pela realização sequenciada do Seminário Nacional de Formação Esportiva (de 27 a 29 de outubro) e do Congresso Brasileiro de Clubes (de 29 de outubro a 2 de novembro), no Hotel Royal Palm Plaza, na cidade de Campinas.

Avaliações por evento

O Seminário recebeu 96% de avaliações positivas (entre Excelentes e Muito Boas).

 

Já o Congresso obteve 98% de avaliações positivas (entre Ótimas e Boas).

“O desafio de executar esse evento com perfeição era gigantesco, uma vez que estamos no meio de uma pandemia e ele estava previsto para acontecer no final do ano passado. Com o adiamento, tivemos várias alterações estruturantes e, ao mesmo tempo, conseguimos manter a grande maioria dos palestrantes e todas as atrações culturais sem fazer reajuste algum nos contratos já assinados”, comemorou Arialdo Boscolo, presidente da Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, entidade que promove o evento.

 

Resumo do Seminário

Dia 27 de outubro marcou o início do VII Seminário Nacional de Formação Esportiva. O Painel “A interlocução entre as Políticas de Formação e Desenvolvimento de Atletas Olímpicos nos Clubes formadores”. O período da tarde ainda teve a palestra “A saga de um campeão”, com o velejador multimedahista olímpico Lars Grael e a cerimônia de encerramento do Projeto Embaixadores do CBC, que contou com a participação de atletas representantes de Clubes Formadores, durante o ciclo olímpico 2017-2020. A noite foi animada pela apresentação do humorista Fábio Rabin.

O segundo dia do evento (28) começou com as “mesas redondas” da equipe do Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, com o título “Passado, presente e futuro do Programa de Formação de Atletas do CBC”. Na programação da tarde, o evento recebeu uma palestra da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD/SEE com o tema “A Antidopagem e o Impacto no Planejamento da Entidade Esportiva”, sequenciada pela palestra “Gestão Esportiva” ministrada por Fabiana Bentes, presidente da Sou do Esporte, e Renato D´Ávila. Ainda durante a tarde os participantes foram presenteados com a presença dos medalhistas olímpicos, Rebeca Andrade, atleta do Clube de Regatas do Flamengo – RJ, campeã olímpica da Ginástica Artística e Daniel Cargnin da SOGIPA de Porto Alegre – RS, medalhista de bronze no Judô. A noite de programações terminou com o show da banda “Samba de Gaveta”.

O período da manhã do dia 29 marcou o final do Seminário e culminou com a apresentação e a validação da matriz dos 3 Eixos do Programa de Formação de Atletas, Recursos Humanos – RH, Materiais e Equipamentos Esportivos – MEE e Competições – CBI. Os participantes tiveram oportunidade de entender e validar as premissas, que tiveram como resultado grande grau de relevância.

 

Resumo do Congresso

Foram diversos os “pontos altos” do evento, que logo em seu primeiro dia (29) já contou com palestras do assessor de imprensa Luciano Signorini e da medalhista olímpica no basquete feminino, Hortência Marcari. No período noturno, além da revelação dos vencedores do Concurso Nacional de Fotografia dos Clubes e do Concurso Casos de Sucesso, houve a apresentação da sertaneja Paula Fernandes.

O dia 30 teve a fundamental Reunião do Conselho Interclubes – CI, além de palestras com Tadashi Kadomoto, Fabiana Bentes e o tradicional Encontro de Soluções, que neste ano contou com a presença dos Secretários de Esporte, Aildo Ferreira, e de Saúde, Jean Gorinchteyn, ambos do Estado de São Paulo, que debateram a retomada do segmento clubístico neste momento de arrefecimento da pandemia. Na parte da noite foram revelados os homenageados no Prêmio Clube Formador do CBC, bem como a apresentação do multitalentoso Daniel Boaventura.

O terceiro dia do Congresso mesclou tecnologia e visão de futuro nas palestras de Luciano Salamacha e Gil Giardelli, com motivação – Leila Navarro – e filosofia, com o mestre e filósofo Mario Sergio Cortella. O período noturno marcou a entrega das primeiras 10 Placas Ouro aos Clubes TOP 100 e foi finalizada com uma apresentação especial de Queen Experience in Concert.

O dia 1º de novembro começou com um tema super atual: Lei Geral de Proteção de Dados, com o Dr. Wladimyr Camargos, seguido pela palestra do nadador campeão olímpico César Cielo. A parte da tarde foi toda voltada para a importância da participação feminina nos Clubes e da necessidade de valorizar as ações de responsabilidade social nos Clubes – fato que foi destacado com a entrega do “Troféu Inspiração” a todos os sete Clubes que enviaram vídeos para concorrer na categoria “Filantrópico” do Prêmio FENACLUBES como uma forma de motivar todos os Clubes que investem em responsabilidade social e incentivar aqueles que ainda não o fazem. A última noite do evento foi “de gala” com a revelação dos vencedores do Prêmio FENACLUBES, considerado “O Oscar do segmento clubístico” sequenciado pela apresentação especial de 50 anos de carreira e do retorno aos palcos com plateia presencial dos ícones Chitãozinho & Xororó.

O último dia do Congresso de 2021 teve a palestra de Fawez Tarbine, que abordou as novas atitudes que os líderes devem ter num mundo em constante transformação. O dia também teve forte apelo cultural com a palestra do poeta Bráulio Bessa, que é um dos principais divulgadores da cultura nordestina na atualidade, além da entrega do troféu aos Clubes que mais se destacaram no Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes de 2020. O encerramento ficou por conta da Velha Guarda da Escola de Samba Vila Isabel.

CLIQUE AQUI para acessar os álbuns de fotos, separados por dia, da 1ª Semana Nacional dos Clubes. Todas as fotos estão autorizadas para uso dos Clubes em seus meios de comunicação e redes sociais!