Realizado em parceria entre o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo – Sindi Clube SP e a Confederação Nacional dos Clubes – FENACLUBES, o Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes 2020 teve seus autores vencedores divulgados nesta semana!

A escolha foi feita pelos membros da Academia Paulista de Letras – APL entre as 125 obras enviadas por Clubes de todo o país:

 

POESIA

Primeiro lugar | Magnos A. B. Castanheira | “De profundis” | Clube Esperia (São Paulo – SP)

Segundo lugar | Edileuza Bezerra de Lima Longo | “A festa” | Clube Paineiras do Morumby (São Paulo – SP)

Terceiro lugar | Renata Paccola | “Contrato social” | Esporte Clube Pinheiros (São Paulo – SP)

Menções honrosas:

1- Helen Mara Rodrigues Fadul | “Entre o cabimento das coisas e alguma redenção” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

2- Wilson Victor Lourenço | “Pesadelos” | Associação Atlética Banco do Brasil – AABB-SP (São Paulo – SP)

3- Luiz Carlos de Moura Azevedo | “Círculos de café solúvel no rastro do furacão” | Sociedade Harmonia de Tênis (São Paulo – SP)

 

CRÔNICA

Primeiro lugar | Márcio Luiz de Campos Marques | “O livro de marcar livros” | Círculo Militar de São Paulo (São Paulo – SP)

Segundo lugar | Carlos Augusto de Assis | “Esquecimento” | Clube Esportivo Helvetia (São Paulo – SP)

Terceiro lugar | Afif Jorge Simões Neto | “Os Bailes do Suéter” | Clube Recreativo Dores (Santa Maria – RS)

Menções honrosas:

1- Maria Christina Tibiriçá Bahbouth | “Eisenstein e a partícula de Deus” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

2- Lucas de Oliveira Meurer | “O caracol” | Anhembi Tênis Clube (São Paulo – SP) | (Colégio Santa Cruz)

 

CONTO

Primeiro lugar | Adriana Mejías Campos Scaff | “Eterno Amanhã” | Esporte Clube Pinheiros (São Paulo – SP)

Segundo lugar | Maria Helena Nogueira de Almeida | “Um tempo de pensar, um tempo de atitude tomar” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

Terceiro lugar | Isaac Newton Castiel Menda | “Quatro cantos” | Grêmio Náutico União (Porto Alegre – RS)

Menções honrosas:

1- Gilda Pasqua Barros de Almeida | “Toques” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

2- Carla Figueiredo Vieira | “Travessia” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

3- Helo Bello Barros | “Querida X” | Club Athletico Paulistano (São Paulo – SP)

 

Premiação dos Clubes

Vale lembrar que durante a 1ª Semana Nacional dos Clubes serão divulgados e premiados os Clubes cujos associados obtiverem mais destaque em cada uma das categorias (um por gênero), além do Clube que se destacar como o que mais teve associados inscritos no concurso – sendo que não serão considerados para esta premiação específica os Clubes da cidade de São Paulo/SP em razão do histórico estadual do prêmio e da já consolidada participação de autores paulistanos.

Braulio Bessa será padrinho da Premiação

O palestrante Bráulio Bessa, célebre poeta que reforça a importância da cultura nordestina, será o padrinho do Prêmio Nacional de Literatura dos Clubes e fará a entrega do troféu durante a 1ª Semana Nacional dos Clubes!